segunda-feira, 23 de junho de 2014

No soneto LXV, Pablo Neruda pergunta por Matilde: "era que de repente estavas ausente".
Na quarta estrofe, completa:
"e assim te espero como casa só
e voltarás a ver-me e habitar-me.
De outro modo me doem as janelas".

E eu acho que é este o verdadeiro problema da saudade. Não é a dor em si, mas o sentimento de provisoriedade. É um "estado" apenas ("de repente estavas ausente") - que não tardará a ser alterado.
Dói. Mas a dor maior vem da espera.

No entanto, a saudade é a tristeza em eterna potência. Assim, ela também nunca "é".
Saudade: melancolia com pequenos sorrisos, que se alimenta do passado (nostalgia), aguardando pelo futuro onde tudo isso pode acabar.


De outro modo, por enquanto, me doem as janelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estamos mais em 1968.