sexta-feira, 15 de julho de 2011

Diário de Bordo: Brasília #1

É tão bom ir... Igualmente bom é voltar. Depois de alguns dias, a saudade do lugar começa e você guarda as melhores lembranças.
Lá em Brasília eu até pensei em postar algo aqui. No entanto, não houve tempo suficiente. Chegando em SP, já havia afastado essa ideia de postar. Mas, agora, há exatos três dias do meu retorno, mala desfeita, um monte de roupas no cesto, começo a rememorar a viagem.

... Brasília, 03 de julho de 2011

Cheguei no aeroporto JK umas 10h. De lá partimos para deixar as malas em casa. No caminho, fui tentando entender um pouco daquilo que iria levar a viagem inteira a se acostumar: o planejamento da cidade.
É incrivelmente diferente uma cidade planejada! Não estou dizendo que seja melhor ou pior - mesmo que acredite que em muitos aspectos isto seja melhor. Só aguça sua curiosidade e te faz refletir um pouco.

Em Brasília, tudo é organizado nas chamadas quadras. Quando te perguntam o endereço, você não diz a rua e o número do local (edifício, casa etc.). Você fala assim: SQS 316. Rs. Na verdade, essa é a quadra que eu fiquei. Então, podem ser 201, 305, 110, só para citar alguns exemplos. E SQS é a abreviação de Superquadra Sul. Fiquei na Asa Sul do Plano Piloto. Poderia ter ficado na Asa Norte. Enfim. Ah, Brasília tem formato de um avião! Não sabia? Aqui a imagem.

Imagem do 5º dia em BSB: cidade vista da Torre de TV

Almoçamos no shopping mais antigo de lá: Conjunto Nacional. É uma espécie de centro comercial. Hoje, shopping. Cheguei num domingo. Então, dava para ir ao Palácio do Planalto também.
No Palácio do Planalto, ou Palácio dos Despachos, fica o Gabinete Presidencial. É a sede do Poder Executivo do país. O projeto é de Oscar Niemeyer. Para quem não sabe, Lucio Costa e Niemeyer foram essenciais no nascimento da Novacap. Vale dar uma olhadinha na história de Brasília. ;)
O Palácio é muito bonito, tem várias obras de artistas brasileiros e, particularmente, eu adorei a rampa de acesso ao 1º andar. Ela não tem nenhuma estrutura de sustentação; é meio inclinada. Muito bacana.

Esperando o início da visitação no Palácio

Após a visita, passei na Catedral de Brasília. Além da minha vontade enorme de entrar no Santuário Dom Bosco - nos próximos posts ele aparecerá por aqui -, tinha muita curiosidade em conhecer a Catedral. É belíssima! Fiquei minutos - que poderiam se transformar em horas facilmente - observando os anjos de Alfredo Ceschiatti. Inesquecível!

Os anjos meus...

Como eu adoro metrô, no primeiro dia já experimentei o de Brasília para ir ao Park Shopping. Muitíssimo diferente se comparado ao de Sampa, ele é vazio! Em SP, a gente fala "o metrô está vazio", quando não há muitas pessoas em pé e eventualmente tem um banco sobrando. Falando de Brasília, vazio é vazio mesmo. Como se você estivesse pegando o metrô tarde da noite, a luz começa a piscar, você ouve vozes... Rsrs.
Ah, o Park Shopping é da mesma rede do Anália Franco e do Eldorado em SP.

-*~~

Meu primeiro dia foi muito bacana. Nesse ritmo, os dez dias passaram rapidamente. Sei que não conheci Brasília inteira, e tamanho feito não é realizável em menos de duas semanas. Mas visitei muitos lugares legais e memoráveis...

[MB]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estamos mais em 1968.