segunda-feira, 30 de julho de 2012

As maldades de Ricardo no sertão


Foto: Divulgação

O grupo Clowns de Shakespeare traz o drama histórico “Ricardo III” em versão nordestina


Na última quarta-feira (25), começou no Sesc Belenzinho, em São Paulo, a curta temporada de Sua Incelença, Ricardo III, do grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte. Com direção de Gabriel Villela – com mais duas peças do bardo em cartaz na cidade -, o espetáculo foi apresentado pela primeira vez em Natal, em 2010, e já passou por diversos festivais no país, incluindo o Santiago a Mil, no Chile, um dos mais importantes da América Latina.

Ricardo III figura com destaque na lista das peças sanguinárias do dramaturgo William Shakespeare (1564-1616). A história do monarca, que vai eliminando seus concorrentes um a um para chegar ao poder, no entanto, é contada de uma forma bem diferente pelo grupo nordestino. A região do Seridó, sertão potiguar, serviu de inspiração para as pesquisas e construção do espetáculo. Lúdico e lírico, coloridíssimo, a história sanguinolenta do último Rei de Inglaterra da casa de York é contada através do universo do circo, das carroças ciganas e dos palhaços mabembes.

Na peça, estabelecendo o diálogo entre a Inglaterra Elisabetana e o sertão brasileiro, a trilha sonora vai das “incelenças” (excelências), gênero musical tipicamente nordestino, geralmente usados em cerimônias fúnebres da região – escolha adequada à lista de assassinatos que acontecem durante a peça -, ao rock clássico inglês, com bandas como Queen e Supertramp.

O figurino com materiais típicos do Nordeste (couro e o cipó, por exemplo), misturado à seda e peças mais modernas, é assinado por Villela e pelo artesão Shicó do Mamulengo, também responsável pelos adereços de Macbeth, peça do mesmo diretor em cartaz no Teatro Vivo. 

A encenação do grupo, além de atualizar o texto de Shakespeare, cria analogias com a situação do coronelismo e perpetuação das famílias no poder.



Meu reino por um cavalo!

“Ricardo III” é ambientada no final da Guerra das Rosas, conflito sucessório entre os York e os Lancaster pelo trono da Inglaterra, ocorrida entre 1455 e 1485.
No início da peça, o yorkista Eduardo IV é rei, mas seu irmão Ricardo, Duque de Gloucester, planeja usurpar o trono, não medindo esforços para atingir seus objetivos. O cruel Ricardo planeja atentados contra sua própria família e se encontra ao lado de Iago (Othello) na lista dos personagens shakesperianos mais vingativos – e fascinantes.




Serviço
O grupo Clowns de Shakespeare é formado pelos atores Camille Carvalho, Diana Ramos, Dudu Galvão, César Ferrario, Joel Monteiro, Marco França, Renata Kaiser, Nara Kelly e Titina Medeiros.

O espetáculo Sua Incelença, Ricardo III fica em cartaz até 16 de agosto, com sessões de terça a quinta, sempre às 20h30. Retirada de ingresso individual com uma hora de antecedência no local até o limite de lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estamos mais em 1968.