sábado, 20 de agosto de 2011

Diário de Bordo: Brasília #9 e #10

... Brasília, 11 de julho de 2011

Sempre quando vai chegando a hora de retornar, fico ansiosa e pensativa. Uma parte querendo voltar, a outra com vontade de conhecer mais. Bom, a verdade é que a tensão de arrumar tudo começa cedo. Meu voo estava marcado para terça à noite, ou seja, pela manhã dava tempo tranquilamente de organizar tudo. No entanto, na segunda eu já estava guardando o que não seria mais necessário usar. As saídas também foram mais rápidas e menores.

Na segunda-feira à tarde, fui conhecer a Universidade de Brasília (UnB). Constatei o triste fato, que se repete, infelizmente, na maioria das universidades públicas do país, do "abandono"; ou a precariedade das estruturas e manutenção. Eu fiquei tão apaixonada pelo chamado ICC - o "minhocão". É a parte mais antiga do campus. Lá ficavam todos os cursos. Depois, por falta de espaço, muitos cursos foram reorganizados em outros prédios - isso tudo ainda está acontecendo. Se me falassem "pense em uma arquitetura tão contemporânea de seu tempo", eu iria falar a do ICC. Aquilo ali é história pura.

Depois passamos rapidamente na Sociedade Teosófica, que é um tanto diferente do que eu imaginava, e à noite fui ao Teatro dos Bancários assistir ao filme "O Corte", do Costa-Gavras. Eu simplesmente adorei ir tantas vezes nesse teatro.

(Dia sem fotos. Efeito da ansiedade)


... Brasília, 12 de julho de 2011

Dia da volta. Do jeito que eu sou, teria ficado em casa o dia todo. Mas, ainda bem, não o fiz. Gorete, minha queridíssima amiga, disse que eu não poderia ir embora sem antes passar no Museu da Imprensa. Toda razão ela tinha.
Vi muita coisa bacana do início da imprensa no Brasil. Associei tudo com aulas que tive em semestres anteriores na faculdade.
Ah, e trouxe umas coisas para SP. Sem falar que no jardim tem uma prensa super antiga, muito maior que um carro e com espaço para passar por dentro. Rs.

Por último, conheci uma igreja muito importante para o Brito: Igreja Nossa Senhora de Fátima.


Todos esses posts sobre a viagem são versões "digitais" - e com mais detalhes - do que eu registrei no meu Diário de Bordo mesmo. A volta foi tranquila - tirando um pouco o atraso. A vontade de retornar a São Paulo já era imensa... ... ... ...

Um comentário:

  1. A maneira como retratou certos lugares em Brasília deixou-me com vontade de visitá-los.
    Assisti o seriado inteiro de JK esses dias e, ai meu Deus, que vontade que me deu de ir para Brasília.
    "Como pode um peixe vivo viver fora d'água fria" Nessa semana, esta música está sendo a mais cantada na minha casa, contagiei a todos. E ela me faz lembrar de momentos doces da minha infância, ah. *-*

    ResponderExcluir

Não estamos mais em 1968.