domingo, 12 de setembro de 2010

Extrema!

Lá pelas 15h30 cheguei de Minas Gerais. Não fui para Belo Horizonte e nem para Uberlândia. Não fui para Mariana e nem para Ouro Preto (um 'infelizmente' para esta última).
Muito mais perto de SP, fui para a cidade de Extrema ou O Portal de Minas Gerais.

Acontece que meus avós de Recife - que já estavam no RJ - chegaram ontem e, como de costume, sempre viajamos para algum lugar próximo. E Extrema é extremamente - ai, trocadilho infeliz! - próximo. Situa-se bem ao sul de Minas.

Havia muitas coisas para se visitar, mesmo sendo um domingo e a cidade estando bem calminha. Parece aquelas cidades mostradas nas novelas de época das 18h, sabe?!
Pois bem.
Chegamos às 09h. Já dei de cara com a Casa da Cultura José Alves, que supostamente era para estar aberta nesse horário. Bastante próximo se iniciava uma missa no Santuário de Santa Rita de Cássia. Tudo isso na Praça Presidente Vargas.
 
De lá, fomos ao Parque Municipal Cachoeira do Salto, bem bacana. A cachoeira - do salto? - é maravilhosa, mas acredito que seja em outras épocas do ano que os eventos esportivos ocorram, pois ela estava bem sequinha. Aliás, infelizmente, tudo estava bem seco por lá. Muitas plantas precisando de uma chuva boa.


Fomos a um apiário e foi confirmado o fato de como as pessoas de cidade pequena - e os mineiros, claro - são educadas ao receber turistas. Inclusive o pessoal do Cachaça Salto do Meio, um lugar de produção artesanal de cachaças, degustação - não, obrigada! - e venda. Rs.

Gostaria de ter visto as pinturas rupestres e outros lugares interessantes que meu pai havia anotado em um papel. No entanto, meu avô estava querendo era almoçar. Rumamos ao Restaurante Leitão Pururuca.
E foi no restaurante, logo na entrada, com o hino belíssimo de MG por perto, que eu vi onde eu estava. Onde se quedava mesmo a cidade de Extrema. Bem na pontinha do estado, quase caindo em São Paulo...

E voltamos.


VITROLA da estrada:
(i've had) the time of my life - bill medley
apesar de você - chico buarque
lígia - chico buarque
a lenda - roupa nova
dona - roupa nova
dezembros - zeca baleiro e fagner

PS: As demais fotos estarão no flickr.

3 comentários:

  1. Extrema é uma delícia!!! Agora deu saudade das cachoeiras! rs

    Beijinho querida

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Modéstia a parte, Minas é Minas... Amo esse lugar, apesar de não conhecer a maioria das cidades históricas. Me deu vontade de conhecer Extrema, às vezes esse clima de novela das 18h faz muita falta...

    ResponderExcluir

Não estamos mais em 1968.