sexta-feira, 11 de junho de 2010

About: Into the wild

No profile da Kristen, eu comentei sobre um filme que se encontra entre os meus 10 melhores – poderia ser mais criteriosa e falar 5 melhores. Falei também que a foto linda abaixo do título deste humilde blog pertence a esse filme. Ah! A frase acima da foto... Guess what! Também... Fiquei devendo um post sobre ele, não?!
Bom, se eu me enganei, tarde demais! Preciso lhe informar, caro(a) leitor(a), que o post já começou...


Chris
The freedom and simple beauty is too good to pass up...

Catarse. Na verdade, não consigo achar uma palavra que exprima a essência desse filme. Ok, vou tentar fazer um post menos pessoal.
Sean Penn é um ator dedicado, experiente e que realmente vivencia o personagem em todos os aspectos. Ele se entrega. Como diretor, carreira que vem trilhando tranquilamente, ele parece ter as mesmas características. Só que quando Sean Penn acerta, ele simplesmente dá um banho em qualquer ator e, nesse caso, filme. De longe, esse é o seu melhor filme – mesmo não atuando.

Into the wild, livro homônimo de Jon Krakauer, mostra-nos a história de Christopher McCandless, um garoto de classe média-alta, que aos 22 anos resolve largar tudo – faculdade, família, dinheiro e a sociedade – em busca de liberdade e aventura. Não, ele não é aquele simples garoto rebelde, que deixa a casa dos pais para ser livre na cidade, viver com os amigos e, consequentemente, se meter em furadas. Chris dá adeus à sociedade. Ele quer chegar ao longínquo e desabitado Alasca.
Ainda não entendeu? Bom, para começar, Chris doa todo o seu dinheiro a uma instituição de caridade, deixa que seu carro seja destruído e, por fim, queima o resto do seu dinheiro. Ultimate freedom.



Alexander Supertramp
I’m Supertramp and you’re the super apple. You're so tasty, you're so organic, so natural. You are the apple of my eye, ha!

Deixa para trás sua própria identidade e rebatiza-se Alexander Supertramp.
O filme é cheio de citações de filósofos e escritores que o Chris costumava ler. Narrado pela irmã Carine, interpretada por Jena Malone, Na natureza selvagem também nos mostra as belas paisagens do país e os diferentes níveis de relacionamento que o Supertramp vai estabelecendo em sua longa caminhada. Os solitários, porém felizes, hippies Rainey (Brian Dierker) e Jan (Catherine Keener); o veterano de guerra Ron Franz, papel que rendeu uma indicação ao Oscar a Hal Holbrook; a menina-de-quase-18-anos Tracy (Kristen Stewart) e também o grande parceiro Wayne Westerberg (Vince Vaughn).
Alexander foge de relações duradouras. Ele não se permite ficar muito tempo com nenhuma dessas pessoas que aparecem em sua vida. Catherine Keener e Hal Holbrook nos presenteiam com cenas super emocionantes no filme.


E lembra da parte "as belas paisagens do país"? O diretor de fotografia é Eric Gautier. Isso, o mesmo de Diários de Motocicleta – oi, "Che" Garcia Bernal. Então, eu só poderia esperar do ótimo ao perfeito.
Soundtrack? Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, lança seu primeiro trabalho solo: a trilha sonora de Into the wild.


Hirsch
When you want something in life, you just gotta reach out and grab it.

Mas nada disso teria a mesma força sem o ator perfeito para o papel. Emile Hirsch, lembrando-nos de Sean Penn, também costuma se entregar aos personagens. Claro, ele é conhecido mais por Alpha Dog e Os Reis de Dogtown. Mas é nesse filme que Hirsch amadurece totalmente com seu personagem. É no papel de Chris McCandless que Emile Hirsch torna-se inesquecível. Podemos dizer que ele chegou ao seu Alasca – e tão jovem, diga-se de passagem.
Só uma notinha, Emile também está fantástico em Milk, filme que rendeu a Sean Penn o Oscar de Melhor Ator no ano passado. #dica



-/
Saber o final não me afeta em nada. Nunca deixo de assistir um filme, ou ler um livro, só porque sei os detalhes e as soluções dos mistérios que aparecem na última cena, ou página. Rs.
Mas, para aqueles que já pararam por aqui com medo de saber o final do filme, take it easy: não contarei nada. Ufa!

Apenas uma das últimas frases, ditas pelo Chris, no filme:
Happiness only real when shared.



  • Espero que gostem. É um verdadeiro aprendizado. E o mais importante é não esquecer que essa é uma história real. O Chris não é fictício.
    Está aí a minha dica para quem, assim como eu, vai passar o Dia dos Namorados assistindo filmes. HAHA. Depois comento aqui os que eu aluguei ontem.


Milena Buarque
I'm going to paraphrase Thoreau here: Rather than love, than money, than faith, than fame, than fairness... Give me truth.

9 comentários:

  1. Muito lindo Milena! Ótima dica pra quem ainda não conhece ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, dicas perfeitas o filme parece ótimo, vou parar para ver ><

    Bejos ;*

    ResponderExcluir
  3. como sempre suas indicaçoes sao boas! eu adoro esse filme e vi pq vc tinha me falado.
    gosto tanto q tenho dvd aqui.

    adoro a frase de 'society': when you think more than you want, your thoughts began to bleed.

    beijos tê.

    ResponderExcluir
  4. Preciso terminar de ver esse filme.Sempre pego pelo meio e acabo nao terminando.

    ResponderExcluir
  5. Não consigo falar sobre filmes sem soltar trezentos spoilers por frase. É triste.
    E isso foi um elogio, HASUIHDIAS.

    Amei o layout, mesmo, mesmo!

    :**

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pelos elogios e pela visita. Adorei.
    Seu blog também está lindo. Parabéns! Estou seguindo. beeijos

    ResponderExcluir
  7. só pelas frases já dá para saber que é bom. vou alugar e depois venho te falar o que achei.

    bom dia dos namorados, girl. :)
    beijo,

    ResponderExcluir
  8. Curti demais! Agora deu vontade de assistir. rs
    Happiness only real when shared. Adorei isso.

    ResponderExcluir

Não estamos mais em 1968.