terça-feira, 27 de agosto de 2013

sensação 54 de 365

viajar ao passado através de notícias. nada mais apropriado para uma jornalista. lembrei-me de um dos capítulos do livro os imperfeccionistas, de tom rachman, em que uma senhora pretende ler o jornal diário inteiro e, por isso, vai se atrasando na vida. por exemplo: posse de obama acontece hoje e eu, na verdade, estou lendo matérias sobre o watergate.

aqui na redação, com as edições de estudo de veja em minhas mãos, com os estudos de capa e com os primeiros números comentados por vici, retorno a um passado que nunca foi meu - e que desde sempre desejei. meu não pertencimento à minha época pode ser clichê. afinal, muitas pessoas se queixam sobre uma nostalgia estranha assolando a alma. mas, em verdade, isso nunca se afastou de mim.

não posso ler sobre o teatro de arena; não posso mais relatar o que li na biografia de clarice l.; sempre chorei em aulas que pretendiam abarcar o período da ditadura no brasil. não posso assistir a filmes sobre o chile; não consigo ver imagens de campos de concentração; sofro com a vida de marighella.

deve ser uma doença crônica. ou uma incapacidade de viver nesse mundo mais justo e bonito, em certos aspectos, deixado por corpos maltratados e sofridos. não lido bem com este sangue que goteja nesta sala, caindo quase em minha cabeça.

não consigo ler essas anotações dirigidas a dimitrov. meu coração chora e as lágrimas escorrem esperançosas na possibilidade de chover no passado.
"De todos estes Cláudios eu sinto muita falta."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estamos mais em 1968.