domingo, 9 de janeiro de 2011

Brennand das armas

Quando se visita um Brennand, sendo Francisco ou Ricardo, é impossível não voltar um pouco mudado. Sinceramente, não sei a quantidade de obras que o Ricardo, por exemplo, tem em sua coleção particular. Desde estátuas, ou quadros, até grandes armas, ou canivetes. Aliás, tudo começou com um canivete que recebeu de seu pai, quando criança.
Volto do Instituto Ricardo Brennand muito impressionada com a história; com a humanidade; com os mistérios que nos cercam e também com o grandioso castelo que abriga seus meros (!) objetos. Penso que se eu tivesse apenas um quadro de seu acervo, já seria muito feliz.
Como entrar em uma Pinacoteca e ver o Brasil Holandês, homenagens a Nassau, Rodin e Rugendas juntos? E ainda adentrar em um castelo gótico cheio de armas e com cintos de castidade - aqueles que os reis obrigavam o uso às rainhas?

Já conhecia o IRB desde os meus 10, 11 anos. Hoje, nessa nova visita, obviamente, a visão é outra. Lembrava-me de pouquíssimas obras: dos leões na entrada, que pareciam do Castelo Rá-Tim-Bum - O Filme; de um tríptico sacro - porque tenho uma foto com ele e d'O Pensador, de Rodin, que está sendo substituído pelo Davi, do Miche.

Bom, se nada disso encanta, ainda há a famosa sala dos Bonecos de Cera. Climatizada, abriga um julgamento da época de Luís XIV. Incrível! O segurança - que meu tio chamou carinhosamente de Ben Stiller - confirmou o boato de que eles andam pelo castelo à noite.. Enfim.

Ficam as fotos e a vontade de voltar.
Agora, como de costume, visitarei o irmão, Francisco Brennand - exímio artista plástico.

Aime...



As outras fotos estarão no flickr,
Adieu.


5 comentários:

  1. Realmente, maravilhoso seu post e muito mais as obras, cada uma. *-*

    Saudades, ♥

    ResponderExcluir
  2. Já visitei e é tudo muito lindo mesmo. Mas o melhor de tudo pra mim foram as mesinhas da varanda, as antigas. Fique tão encantada com uma coisa tão simples, não sei porque, rs. Os jardins então nem se fala! Ai, saudades! Beijos Milena, e aproveite Recife, se é que ainda está lá, rs.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de visitar.
    Meu beijo!

    ResponderExcluir
  4. você poderia escrever para um jornal, na área de cultura, você consegue convencer 95% das pessoas a visitar um Brennand, as outras 5% ficaram em dúvida e essa dúvida não vai passar enquanto elas não visitarem, eu digo Mi, você tem o poder da palavras, nobre jornalista e escritora. o que dizer, se não, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Olá Milena,
    Fiquei impressionado pela palhinha descrita por você do instituto. Essa história que poucos conhecem e dão o real valor, mas que ainda temos a oportunidade de ficar por imagens a distançia fascinado por isso existir, pretendo um dia não só visitar o Instituto Ricardo Brennard, mas a cidade toda que respira um passado que não conhecemos nos livros de história. Foi na poesia de Manuel Bandeira na "Evocação do Recife" que conhecemos um Brasil que aos poucos deixa de existir, os costumes, as tradição e o jeito nordestino de viver.
    Gostaria muito de ver as outras imagens clicadas por você, poderia passar o link? Já sabe o meu email.
    Ps: Pra mim, isso não é chato, é um patrimonio histórico é arte para ser admirada.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Não estamos mais em 1968.